POLÔNIA | Documentos militares secretos são encontrados em aterro: “É uma bomba atômica”, diz general

Um escândalo sem precedentes abala o governo da Polônia. Centenas de documentos militares secretos do Ministério da Defesa foram encontrados em um aterro comum próximo a um depósito de explosivos, segundo revelou o portal Onet, que teve acesso exclusivo aos materiais.

Os papéis, que deveriam estar protegidos em cofres e arquivos militares, incluem mapas de instalações estratégicas, planos de evacuação de munições em caso de guerra, manuais de manuseio de explosivos, dados sobre o pessoal e até planos de desdobramento de unidades militares. Parte dos documentos estava triturada, mas muitos estavam intactos, guardados em sacos plásticos.

Embora os jornalistas do Onet não tenham conseguido confirmar oficialmente o local exato onde os materiais foram descartados, fontes militares asseguram que a situação representa uma falha gravíssima de segurança nacional.

O ex-comandante do Eurocorpo, general Jarosław Nakoński, após analisar o conteúdo, não poupou críticas:

“É uma bomba atômica. É um escândalo. Isso mostra o quão desorganizado está o exército polonês.”



Segundo o general, os documentos datam de 2023 e deveriam ser mantidos sob proteção por pelo menos cinco anos, conforme as normas de sigilo militar. Ele exigiu uma investigação imediata, observando que os papéis só poderiam ser destruídos por uma comissão militar ou enviados aos arquivos oficiais, jamais descartados em lixo comum.

O caso, já conhecido como o “Escândalo dos Documentos de Tczew”, está sendo investigado pela Polícia Militar (Żandarmeria Wojskowa) e pelo Ministério da Defesa Nacional (MON), que classificou a ocorrência como potencialmente criminosa.

O ministro da Defesa, Władysław Kosiniak-Kamysz, afirmou que, se comprovado o descarte irregular, “os responsáveis responderão com o peso máximo da lei militar”.

Enquanto isso, o episódio expõe mais uma fissura no sistema de segurança de um dos países-membros da OTAN mais estratégicos da Europa Oriental, especialmente em um momento de tensões crescentes entre a Polônia e a Rússia.

Curiosamente, o incidente ocorre no mesmo período em que o Ministro das Relações Exteriores da Polônia discursava no Parlamento Britânico, pedindo maior pressão militar contra Moscou devido à suposta incursão de um drone russo no espaço aéreo polonês — o que levou parte da imprensa internacional a ver o episódio dos documentos como um grave embaraço político.

O caso continua a ser investigado, e as autoridades não descartam a hipótese de negligência intencional ou sabotagem interna.

Outras Notícias do Autor

Mulher trans é transferida de prisão feminina após engravidar duas presas

Hoje realiza-se homenagem a Elvino Dias no Cemitério de Michafutene

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *