Maputo/Washington – O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, deu início a uma visita oficial de seis dias aos Estados Unidos da América (EUA), com o objetivo primordial de fortalecer os laços de amizade e a cooperação bilateral entre os dois países. A agenda do Chefe de Estado moçambicano, que se estende até 30 de outubro, inclui uma reunião de alto nível com o vice-Presidente norte-americano, JD Vance.
De acordo com uma nota divulgada pela Presidência da República, o encontro com o Vice-Presidente Vance servirá para “trocar impressões sobre o aprofundamento do diálogo entre os dois países e povos, bem como o reforço das relações bilaterais”.
A comitiva presidencial que acompanha Chapo é composta por três ministros e dois secretários de Estado, sublinhando a importância estratégica da missão diplomática.
Além do encontro com o vice-Presidente, a agenda do líder moçambicano prevê uma série de reuniões com “outras entidades oficiais norte-americanas e instituições financeiras e de desenvolvimento”.
No plano económico, Daniel Chapo terá uma participação ativa em “mesas redondas de negócios”, agendadas para Washington e Houston, no estado do Texas, visando atrair investimento para Moçambique. O programa inclui ainda a presença numa “gala de angariação de fundos para ações de conservação”, destacando o interesse do país em parcerias de desenvolvimento sustentável.
(Com informações de Lusa)
