A NASA confirmou ter acionado o seu protocolo de defesa planetária após astrônomos detectarem mudanças de comportamento inesperadas no cometa interestelar 3I/ATLAS, um objeto vindo de fora que está de passagem pelo nosso Sistema Solar.
A agência espacial formalizou a informação num boletim divulgado pelo Minor Planet Center (MPC), uma entidade ligada à Universidade de Harvard e à União Astronômica Internacional.
Este alerta levou a Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN) a coordenar uma vasta campanha global de observação. O período da campanha estender-se-á entre 27 de novembro de 2025 e 27 de janeiro de 2026, e visa refinar os métodos de medição orbital e rever os procedimentos de resposta a potenciais ameaças espaciais.
O cometa viaja a uma velocidade superior a 210 mil quilómetros por hora e está previsto que atinja o seu ponto de maior aproximação do Sol em 30 de outubro de 2025. O objeto cruzará a órbita de Marte antes de se dirigir para Júpiter, abandonando o Sistema Solar de forma definitiva em 2026.
A NASA esclareceu que o cometa não constitui qualquer perigo de colisão com a Terra, visto que a sua distância mínima em relação ao planeta será de aproximadamente 270 milhões de quilómetros.
(Notícia citada no InfoMoney)
