Incrível! Ônibus movido a fezes humanas já circula em Barcelona

Barcelona deu um passo inovador na mobilidade sustentável ao testar um ônibus da linha V3 que funciona com um combustível pouco convencional: biometano obtido a partir de resíduos humanos. O veículo é capaz de reduzir em até 80% as emissões de dióxido de carbono em comparação ao gás natural tradicional.

O projeto, denominado Nimbus, é resultado de uma colaboração entre a empresa Veolia, os Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB) e a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Há cinco anos, eles vêm convertendo cerca de quatro metros cúbicos de lodo de águas residuais por hora em biometano de alta pureza.

A iniciativa segue os princípios da economia circular, transformando resíduos urbanos em uma fonte de energia valiosa. O processo inclui a purificação do biogás e sua combinação com hidrogênio proveniente de fontes renováveis, resultando em um biometano praticamente limpo, pronto para abastecer a frota de ônibus da cidade.

Embora a maior parte das soluções de energia limpa explore fontes como sol e vento, o projeto de Barcelona mostra que os resíduos humanos também podem ser transformados em energia sustentável. Exemplos internacionais, como em Estocolmo, demonstram o potencial: o calor produzido em estações de tratamento de esgoto é utilizado para aquecer edifícios próximos.

Com o apoio de fundos europeus, Barcelona planeja expandir a produção em escala industrial, aumentando gradualmente a quantidade de ônibus abastecidos com este combustível alternativo. A iniciativa promete reduzir a poluição e reforçar como os resíduos do dia a dia podem contribuir para um futuro mais sustentável.

Outras Notícias do Autor

Huambo: homem se divorcia da esposa para se casar com a sogra

Descubra o caso Billy Meier e os Pleiadianos: contatos, mensagens e a polêmica que persiste há 45 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *