Banco de Moçambique esclarece circulação de notas do Metical sem número de série

Maputo — O Banco de Moçambique veio a público esclarecer informações que circulam nas redes sociais sobre a alegada presença, no mercado nacional, de uma grande quantidade de notas falsas do Metical, supostamente da série de 2024 e sem números de série.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a instituição explica que tomou conhecimento das informações através das plataformas digitais e, após realizar testes de peritagem, concluiu que as notas em causa são genuínas, ou seja, verdadeiras. No entanto, o banco central esclarece que estas não são adequadas para circulação, devido à ausência do número de série.

Apesar disso, o Banco de Moçambique garante que as referidas notas mantêm curso legal, não devendo ser recusadas de imediato. A instituição orienta, contudo, que os cidadãos que estejam na posse dessas notas se dirijam aos balcões das instituições de crédito autorizadas a operar no país, onde poderão proceder à sua troca gratuita.

No mesmo comunicado, o banco central apela à calma da população e reforça que não se trata de notas falsas, contrariando os rumores que ganharam força nas redes sociais e causaram preocupação entre comerciantes e consumidores.

O Banco de Moçambique aproveitou ainda a ocasião para sublinhar a importância da boa conservação das notas e moedas, recomendando que o dinheiro seja guardado em locais secos e limpos. Entre os cuidados a observar, a instituição aconselha que se evite dobrar, rasgar, escrever, agrafar, usar notas em buquês ou expô-las à humidade e ao fogo, defendendo igualmente o uso de meios adequados de acondicionamento sempre que possível.

A entidade reguladora reafirma o seu compromisso de continuar a trabalhar para garantir a estabilidade do Metical e a solidez de um sistema financeiro inclusivo e confiável, assegurando a proteção dos cidadãos e a confiança na moeda nacional.

Outras Notícias do Autor

Homem recebe 10 mil Meticais por engano no M-Pesa e Txuna M-Pesa leva na hora

Criança de 5 anos morre após irmã usar veneno de inseto para lavar cabelo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *