Governo expulsa 20 profissionais de saúde por roubo de medicamentos

Pelo menos 20 profissionais de saúde foram expulsos este ano por envolvimento no roubo e desvio de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) em Moçambique, afirmou o ministro da Saúde, Ussene Isse.

“Temos, neste momento, cerca de 20 trabalhadores expulsos por roubo de medicamentos”, declarou o governante, reforçando que o Executivo mantém tolerância zero para esse tipo de prática.

Isse sublinhou que qualquer funcionário apanhado na posse de medicamentos pertencentes ao SNS enfrenta medidas disciplinares severas. Para combater o problema nos armazéns e unidades sanitárias, o ministro informou que o Governo está a implementar reformas, incluindo a submissão ao parlamento de uma nova proposta de lei para o setor da saúde.

“Já depositámos a lei do Sistema Nacional de Saúde, que integra os três subsistemas: público, privado e comunitário”, explicou, destacando que se trata de uma reforma abrangente e que trará mudanças significativas ao setor.

O ministro reiterou ainda a intenção do Governo de instalar uma fábrica destinada à produção de medicamentos e equipamentos médicos durante o presente quinquénio, embora reconheça que o processo avança de forma lenta devido aos estudos necessários.

“Estamos no bom caminho. São processos demorados porque exigem investimentos complexos, mas os dados recolhidos indicam que há viabilidade para implementar esta fábrica no país”, garantiu.

Segundo Isse, a infraestrutura, quando construída, beneficiará não apenas Moçambique, mas também países vizinhos como Maláui, Zâmbia, África do Sul e Zimbabué.

Outras Notícias do Autor

A morte que parou Angola: disparo à queima-roupa deixa família e comunidade em luto

Vamos punir os filhos porque não é a Francisca

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *